Logo Site

Vereador dinâmico e inovador que prioriza trabalho transparente, com mediação e sustentabilidade. O mandato é embasado em argumentos e pareceres técnicos. Visa atender demandas coletivas da cidade de Campo Grande - MS.

CONHEÇA MAIS
Seminário
02/10/2019
Captação de recursos é gargalo do 3º setor, dizem entidades em seminário na Câmara
Captação de recursos é gargalo do 3º setor, dizem entidades em seminário na Câmara

 

Seminário foi organizado pelo mandato Eduardo Romero (Rede) e terá módulos gratuitos

Desafios e oportunidades para a sustentabilidade foi tema de seminário realizado na Câmara Municipal, no dia 1 de outubro, pelo mandato do vereador Eduardo Romero (Rede). Com programação que mesclou casos de sucesso e um questionário sobre as temáticas que serão oferecias em módulos na forma de oficinas, o seminário apontou que a maior dificuldade é a captação de recursos.

 

O seminário foi oportunidade para entidades inseridas no terceiro setor de apresentarem sua história desde a ideia, percalços, como consegue captar recursos e fazer seus atendimentos. Além disso, quem transita no terceiro setor, mas ainda não se regularizou burocraticamente como tal teve oportunidade para tirar dúvidas e obter informações de como proceder inicialmente.

 

Foram convidadas seis entidades de terceiro setor para apresentar seu trabalho: Fraternidade sem Fronteiras, Movimento de Apoio Social Campo-Grandense (Masc), Instituto Arara Azul, Instituto Amigos do Coração, AACC e Grupo Escoteiro Lobo-Guará.

 

Eduardo Romero destaca o importante papel desempenhado pelo terceiro setor, que é aquele que tem caráter privado, mas atua para fins públicos como, por exemplo, atendimentos de assistência social e capacitação para a população carente, de meio ambiente, entre outros. ‘O terceiro setor faz muito para o mundo, especialmente onde o poder público não consegue chegar ou por falta de vontade política ou por falta de estrutura financeira e física’, destaca.

 

Conforme prioridades apontadas pelos participantes, o primeiro módulo a ser oferecido será sobre captação de recursos (plano de captação e elaboração de projetos), com dia a ser definido no mês de outubro. O módulo seguinte, em novembro, será sobre gestão (marco regulatório, planejamento estratégico) e o terceiro módulo será sobre comunicação (registro de ações, imagens, redes sociais, textos institucionais, transparência). Todos os módulos serão gratuitos e as datas para inscrições serão divulgadas em breve.