Logo Site

Vereador dinâmico e inovador que prioriza trabalho transparente, com mediação e sustentabilidade. O mandato é embasado em argumentos e pareceres técnicos. Visa atender demandas coletivas da cidade de Campo Grande - MS.

CONHEÇA MAIS
Sustentabilidade
25/06/2018
Com importâncias ambientais e econômicas, seminário de energia solar vai ter desdobramentos
Com importâncias ambientais e econômicas, seminário de energia solar vai ter desdobramentos

 

Nos dias 21 e 22 de junho, foi realizado na sede do CREA-MS, o 1º Seminário de Energia Solar, que teve como realizadores a Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas, que é coordenada nacionalmente pelo vereador Eduardo Romero (Rede), e pela Escola do Legislativo da Câmara de Campo Grande. O evento foi baseado no seguinte tripé: científico, econômico e de política pública.

 

Durante o seminário foi exposto o cenário da energia solar no País, bem como o trabalho que vem sendo realizado no MS, cases de empreendimentos públicos e particulares que estão em pleno funcionamento, projetos que envolvem energia solar que estão em processo de implantação no Estado. Também foram discutidas linhas de financiamento e sugestão de novas leis municipais e atualização de outras.

 

Eduardo Romero destaca que o seminário foi baseado no tripé: científico, econômico e de políticas públicas. ‘O foco do científico foi avançar em pesquisas no setor, otimizando a utilização e fabricação de produtos, bem como na prestação de serviço. No econômico é a previsão que saiamos de 0,02% hoje na matriz energética solar para em 2040 estarmos em 32% e no de políticas públicas é que já existe um referencial legislativo (financiamento, isenções, uso em órgãos públicos), mas ainda os municípios estão tímidos nessa questão. E falta ampliar a divulgação do setor e dessas políticas’, destaca.

 

O parlamentar ainda destaca as parcerias para realizar o seminário como a Fundação UFMS, UCDB, CREA-MS, MRV Engenharia, Senai empresas e ainda os apoios do MPE, Semadur, Semagro, Banco do Brasil, Ecoa, Emha, Concen-MS e a Absolar, que é a Associação Brasileira de Energia Solar.
 

Durante o seminário também foram arrecadados alimentos não perecíveis que serão entregues para entidades que acolhedoras.