Logo Site

Vereador dinâmico e inovador que prioriza trabalho transparente, com mediação e sustentabilidade. O mandato é embasado em argumentos e pareceres técnicos. Visa atender demandas coletivas da cidade de Campo Grande - MS.

CONHEÇA MAIS
Grupo Gestor
15/12/2018
Depois de 10 anos, Lagoa Itatiaia recebe coleta de lixo subaquática
Depois de 10 anos, Lagoa Itatiaia recebe coleta de lixo subaquática

 

foto: Jean Fernandes

A Lagoa Itatiaia (Parque Doutor Anísio de Barros), no bairro Tiradentes em Campo Grande, passou por limpeza subaquática no sábado, 15. Este tipo de coleta de lixo não era realizada no local há 10 anos.

 

É constante o trabalho de coleta no entorno da lagoa por moradores que cuidam do espaço voluntariamente, mas a coleta subaquática para retirada de materiais não era realizada há uma década. O tipo de descarte irregular encontrado na água chegou a surprender quem participava da ação. Garrafas de vidro, plástico, latinhas de alumínio, grande quantidade de varas de pescar, cadeiras plásticas e aproximadamente 40 garrafas plásticas tipo pet.

 

A ação coordenada pelo gabinete do vereador Eduardo Romero (Rede), foi realizada por mergulhadores do Corpo de Bombeiros, com ajuda de integrantes do Rotary, moradores e Grupo Gestor da Lagoa Itatiaia, este empossado no dia 20 de novembro com a função de pensar políticas públicas e ações de ocupação responsável da Lagoa.

 

Eduardo Romero destaca que outra ação, possivelmente em janeiro, será de medição de batmetria, que é para saber a real profundidade da Lagoa em toda sua extensão. 'Nosso mandato mediou esta ação com a UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e vai ser um levantamento muito importante, inclusive porque o local está sendo estudado para várias atividades, inclusive de esporte', destaca.

 

Considerado um dos cartões postais de Campo Grande, a Lagoa Itatiaia, além de ser opção de lazer em Campo Grande é também uma fonte de pesquisa. Por muito anos os moradores pediam serviços neste espaço como de policiamento, manutenção de lixeiras, iniciativas educativas para coibir acúmulo de lixo, fiscalização do abuso de som alto.

 

Pesca

 

Uma das discussões que envolvem a Lagoa Itatiaia é a proibição ou não da pesca que, inclusive, já foi lei aprovada na Câmara, mas vetada pelo executivo. O prefeito Marquinhos Trad disse, durante a posse do Grupo Gestor, que pela vontade pessoal dele a pesca já estaria proibida há tempos, mas esta decisão tem que partir da comunidade, obedecendo às leis.