Logo Site

Vereador dinâmico e inovador que prioriza trabalho transparente, com mediação e sustentabilidade. O mandato é embasado em argumentos e pareceres técnicos. Visa atender demandas coletivas da cidade de Campo Grande - MS.

CONHEÇA MAIS
Troféu
03/05/2019
Eduardo Romero recebe homenagem em Minas Gerais por incentivos literários e culturais
Eduardo Romero recebe homenagem em Minas Gerais por incentivos literários e culturais

 

 Acontece em Minas Gerais a entrega do Prêmio Guimarães Rosa, que este ano chega a sua 2ª edição. O troféu é entregue para pessoas que em nível nacional e internacional se destacam em ações de incentivo ao campo das letras e literatura e com isto promoção de valorização, cidadania e políticas públicas. Um dos homenageados é o vereador por Campo Grande, Eduardo Romero (Rede).

 

 

 

Este ano vão receber o troféu indicados dos estados de MS, MT, RS, RJ, SP, ES, SC, PR, SE, PI, PB, CE, MA, DF,PA e BA, além de homenageados da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

 

 

O vereador Eduardo Romero carrega no currículo relação com questões ambientais desde criança, bem como envolvimento com teatro, por meio da arte educação com esquetes sobre saúde, educação e meio ambiente em escolas e empresas. Em 2005, a convite do Ministério da Saúde, foi para Mocambique/África ministrar workshop de técnicas teatrais. Em 2006 iniciou uma viagem de motocicleta pelo Brasil, por 22 estados, que resultou no livro Girobrasil Duas Rodas.

 

 

Em 2012 iniciou como professor universitário e no mesmo ano foi eleito para o primeiro mandato, que foi de 2012 até 2016. Foi reeleito vereador para mandato que encerra em 2020. Atualmente está coordenador nacional da Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas.

 

 

Na Câmara de Campo Grande está presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, membro da Comissão de Bem-Estar Animal. Um dos mais recentes projetos que virou lei é o que passou a possibilitar desconto no IPTU nos empreendimentos que tenham energia solar. Outra lei recente, que assina com outros vereadores, é a que criou no âmbito da Câmara Municipal de Campo Grande o Parlamento Jovem.

 

 

É autor de leis que incentivam movimentos literários e artísticos como a que obriga a destinação de no mínimo 1% do orçamento municipal para a área de cultura, a que trata do destaque de obras de autores da Capital e do Estado nas livrarias e similares. 

 

 

Eduardo Romero também é autor da lei que altera o modo de contratação de artistas pelo município para maior garantia de que o serviço prestado será honrado financeiramente, lei que coloca no calendário oficial da cidade vários movimentos culturais, dia da poesia em homenagem ao poeta Manoel de Barros, disseminação da cultura em edificações públicas e privadas. Instituição do dia municipal do contador de histórias, instituição do Sistema Municipal de Cultura, criação da Virada Cultural, criação do Espaço da Paz, entre outros.