Logo Site

Vereador dinâmico e inovador que prioriza trabalho transparente, com mediação e sustentabilidade. O mandato é embasado em argumentos e pareceres técnicos. Visa atender demandas coletivas da cidade de Campo Grande - MS.

CONHEÇA MAIS
01/03/2019
Eduardo Romero reúne moradores da Chácara dos Poderes na Sisep
Eduardo Romero reúne moradores da Chácara dos Poderes na Sisep

 

Cansados de ver problemas de drenagem na região do Jd Veraneio e Chácara dos Poderes, moradores decidiram se unir e procurar o vereador Eduardo Romero (REDE) para mediar soluções junto à prefeitura. O parlamentar levou a comissão de moradores até a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP), para conversar com o secretário Rudi Fiorese.

 

No encontro, a prefeitura se comprometeu a melhorar o acesso nos pontos mais precários na próxima semana. O secretário garantiu que já há uma equipe de técnicos monitorando as prioridades do local e se comprometeu a agendar uma visita técnica na Chácara Manancial das Águas, para averiguar situação de assoreamento do córrego Pedregulho.

 

Referente à iluminação pública, a SISEP fará a troca lâmpadas e instalação de novos “braços” nos postes. Já sobre a oscilação e queda de energia constantes, Eduardo Romero vai mediar diálogo com a concessionária Energisa, que é a responsável pela poda de árvores próximas a rede elétrica, bem como a retirada dos galhos posteriormente.

 

Prevenção

 

Em médio prazo, assim que a SISEP receber um lote de revestimento primário que está sendo negociado, haverá um plano de ação de encascalhamento para o bairro. Uma nova consulta será feita com os moradores visando atender com qualidade e economia de recursos os locais prioritários, tendo em vista que esse material será usado em diversas regiões prioritárias da capital.

 

Outro ponto que vai exigir planejamento para prevenção refere-se a manter e construir “lombadas” e “bigodes”. Lombadas são barreiras feitas nas estradas com o objetivo de impedir o escoamento rápido das águas, diminuindo a sua velocidade. Já as extensões popularmente conhecidas como “bigodes”, usadas em conjunto com as lombadas, auxiliam na retirada da água da pista direcionando-a para serem absorvidas nas áreas próximas.

 

De acordo com técnicos da SISEP, a ideia de fazer piscinões para amenizar velocidade das enxurradas torna-se mais complexa, pois depende de cercamento com alambrados e placas de alerta para evitar acidentes como afogamentos.

 

Mediação

 

Eduardo Romero ressaltou a importância do diálogo entre os moradores afim de encontrar parceiros para cedência temporária de pequenas áreas nessas ações técnicas que envolvem a contenção e barreiras. Os termos de parceria temporária para a canalização e caixas exigem acordos com alguns proprietários de chácaras, o que nem sempre é possível.

 

 

Os moradores aproveitaram para denunciar que algumas áreas públicas foram invadidas para uso comercial, comprometendo a conservação ambiental e uso coletivo para serviços públicos. A denúncia será encaminhada via ofício pelo vereador aos órgãos competentes para averiguação.

 

Apoio federal

 

Fiorese alertou que o Jd Veraneio e Chácara dos Poderes precisam de uma ação maior, que a prefeitura vai precisar de apoio de emendas federais devido ao quadro financeiro limitado do Executivo. O vereador Eduardo Romero e alguns moradores se comprometeram a buscar juntos esse apoio e solicitaram um plano orçamentário oficial da SISEP para iniciar o diálogo com deputados federais e senadores.