Logo Site

Vereador dinâmico e inovador que prioriza trabalho transparente, com mediação e sustentabilidade. O mandato é embasado em argumentos e pareceres técnicos. Visa atender demandas coletivas da cidade de Campo Grande - MS.

Conheça MAIS
Compromisso
27/10/2020
Eduardo Romero vai plantar uma muda de árvore para cada voto recebido
Eduardo Romero vai plantar uma muda de árvore para cada voto recebido

 

Plantio realizado em 2013, em parceria com o Projeto Florestinha

Desde os 12 anos Eduardo Romero (Rede) é engajado nas questões que envolvem o meio ambiente e este ano faz compromisso de plantar uma muda de árvore para cada voto recebido, nas eleições do dia 15 de novembro. Candidato a vereador, ele explica que a decisão não é uma troca política, mas um retorno ao meio ambiente que acolhe a todos e tem sofrido muito com problemas climáticos.

 

Eduardo Romero explica que o compromisso não é inédito no País e que deveria ser seguido pelas pessoas, independente de candidatura. ‘Já perdi a conta de quantas árvores plantei individualmente e em ações de plantio, mas, todos nós, podemos contribuir mais e mais na conservação e recuperação do verde das nossas cidades’.

 

O compromisso de plantio será cumprido independente do resultado nas urnas. As mudas de árvores nativas e frutíferas serão adquiridas de viveiros e serão plantadas em várias etapas, pois serão levados em conta indicação e estudo de profissionais sobre locais que precisam de recuperação. Os recursos para bancar a compra serão pessoais e não envolvem doações ou dinheiro partidário.

 

Questionado sobre porque plantar mudas, Eduardo Romero destaca a importância das árvores para condições climáticas mais favoráveis, produção de água, abrigo e alimento para animais, redução da poluição, além de sombra e frutos. Ele salienta que ao decidir pelo plantio, principalmente na área urbana, a pessoa precisa ficar atenta sobre o local para posteriormente não ter problemas nas edificações, calçadas e fiação elétrica.

 

Além do plantio de mudas, Eduardo Romero também já assinou como candidato cartas-compromissos com diversas instituições de defesa do meio ambiente e mobilidade urbana como:         Plataforma Ambiental para Municípios, Carta da Terra, Programa Cidades Sustentáveis, Teia Carta da Terra Brasil, Jovens Políticos pelo Clima e Mobilidade Sustentável em Campo Grande.

 

Na Câmara Municipal de Campo Grande, Eduardo Romero está vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e também já foi presidente desta mesma comissão. Enquanto vereador tem apresentado projetos de lei, levado discussões, promovido debates, mesas-redondas, audiências públicas e seminários sobre questões ambientais. Foi o parlamentar que atuou na linha de frente para que o Plano Diretor em vigor tivesse um capítulo dedicado ao meio ambiente. Além disso, teve participação fundamental para que Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) da cidade ganhasse força de lei.

 

Em nível nacional, Eduardo Romero é coordenador nacional da Frente Parlamentar de Vereadores Ambientalistas e membro da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS).