Logo Site

Vereador dinâmico e inovador que prioriza trabalho transparente, com mediação e sustentabilidade. O mandato é embasado em argumentos e pareceres técnicos. Visa atender demandas coletivas da cidade de Campo Grande - MS.

CONHEÇA MAIS
Educação
12/02/2019
Pesquisadora apresenta estudo sobre resiliência e liderança nas escolas ao vereador Eduardo Romero
Pesquisadora apresenta estudo sobre resiliência e liderança nas escolas ao vereador Eduardo Romero

 

A pesquisadora Ana El Achkar e a representante do Instituto de Apoio Proteção à Pesquisa, Educação e Cultura (IAPPEC), Silvia Tavares, visitaram o vereador Eduardo Romero, nesta terça-feira, 12 de fevereiro, para apresentar o Programa de Resiliência Parental no Mato Grosso do Sul. 
 
O objetivo das ações do Programa é estimular comportamentos positivos em estudantes, promovendo mais saúde física e mental, articuladas com familiares e educadores em treinamentos que fortaleçam as relações humanas. A proposta foi traduzida na Universidade de Coimbra pela professora Ana Almeida é amplamente pesquisada por Maria Angela Mattar Yunes, no Brasil.
 
A escola é espaço de educação que pode ir além dos conteúdos tradicionais. As habilidades sócio emocionais precisam fazer parte do aprendizado de educadores e estudantes, defende a pesquisadora Ana El Achkar.
 
Ser resiliente é um comportamento que faz diferença no currículo de profissionais, na formação humana e convivência social. “Na prática, é entender que podemos agir e reagir, ressignificando nossos comportamentos de maneira saudável, gerando mecanismos de proteção e autoproteção diante das demandas de vida que precisamos enfrentar diariamente”, explica a escritora e palestrante.
 
A família representa proteção parental, interferindo diretamente em como seremos resilientes, ou não, na sociedade que vivemos. Mas e quando nossas crianças e jovens não tem essa proteção parental? É aí que a escola assume papel fundamental garantindo a formação de comportamentos protetivos, tanto dos adultos educadores para estudantes, quanto dos estudantes para suas realidades sociais.
 
A partir desse contexto, Ana El Achkar está difundindo suas palestras em Campo Grande e Coxim-MS divulgando seus estudos e estimulando posturas positivas nas escolas públicas e particulares. A pesquisadora é Pedagoga, Mestre, Doutora e Pós Doutoranda em Psicologia; Graduada e Pós-Graduada em Artes Leituras Contemporâneas.
 
Durante a visita ao gabinete, a pesquisadora Dra. Ana El Achkar reencontrou Dra. Fátima Heritier Corvalan, Cirurgiã Dentista, Professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, coordenadora do Projeto de Ensino “Humanização no Atendimento Odontológico” da Faodo/UFMS.
 
Dra. Fátima ressaltou a importância do atendimento e formação humanizados, levando acadêmicos a compreenderem que seu foco é melhorar a saúde das pessoas, e não apenas tratar a doença das pessoas. A resiliência e a humanização trazem mais felicidade no trabalho e na vida acadêmica, defende a professora de Campo Grande.