Logo Site

Vereador dinâmico e inovador que prioriza trabalho transparente, com mediação e sustentabilidade. O mandato é embasado em argumentos e pareceres técnicos. Visa atender demandas coletivas da cidade de Campo Grande - MS.

CONHEÇA MAIS

PROJETO DE LEI

PROMULGADO (Resolução nº 1.210/15) – Lei cria Dia dos Jornalistas na Capital



PROJETO DE LEI RESOLUÇÃO nº 276/15
 
INSTITUI O DIA MUNICIPAL DOS JORNALISTAS NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
 
Art.1º No dia 07 de Abril de cada ano a Câmara Municipal realizará uma Sessão Solene comemorativa ao “dia Municipal dos Jornalistas”, no município de Campo Grande-MS. 
 
Art. 2º Na data de que trata o Art. 1º desta Resolução, serão homenageados por indicação de cada vereador, dois homenageados. 
 
Art. 3º As despesas com a execução da presente Lei correrão por conta de verba orçamentária própria. 
 
Art. 4º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação. 
 
Sala das sessões, 02 de Março 2015. 
 
JUSTIFICATIVA 
 
A presente proposição tem como finalidade instituir no Calendário Oficial do Município de Campo Grande o dia do Jornalista a ser comemorado no dia 7 de Abril de cada ano, reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido por estes profissionais que tornam a informação mais acessível a população de nossa Capital. 
 
A comunicação sempre se fez presente em todos os estágios de evolução humana. Mas, a origem do jornal se deu na Europa por meio dos ingleses, franceses, alemães e, mais tardiamente, o jornal chegou aos Estados Unidos e na América. O Jornal possui a responsabilidade de instigar seus leitores a pensar, a estimular seu senso crítico e a debater temas de interesse da sociedade. 
 
Hoje, ser Jornalista é ser um profissional da Informação. Sua função é coletar informações que sejam de interesse público e divulgá-las para a sociedade. Entre as especialidades da profissão, um jornalista pode ser: arquivista pesquisador, assessor de imprensa, diretor de redação, editor, jornalista, produtor de texto, repórter de televisão ou rádio, revisor, repórter fotográfico. 
 
São esses profissionais que recolhem, apuram, selecionam, redigem, difundem idéias e as registram através de imagens e de sons. Eles ainda são responsáveis por interpretar e organizar as informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. A divulgação dessas informações pode ser feita através de jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. O trabalho de todo profissional da informação deve ser orientado no sentido de garantir o direito à informação qualificada, ética, democrática e cidadã para toda a população. 
Assim, dado a importância desse profissional, nada mais justo que se institua data específica para uma homenagem anual à profissão no âmbito municipal, o que deve ocorrer no dia 7 do mês de Abril, quando se comemora o Dia do Jornalista Nacionalmente. Submetemos à apreciação dos ilustres pares e solicitamos apoio à sua aprovação. 
 
Campo Grande, 02 de Março 2015. 
 

 

 
VOLTAR